A Torre da Pólvora é o local ideal para começar um passeio pelos monumentos mais famosos de Praga: é aqui que começa a famosa Rota Real. Do topo da sua galeria exterior de 44 metros de altura, pode admirar todo o centro da Cidade Velha. A Torre fica perto da Câmara Municipal, da Praça da Cidade Velha e da Praça Venceslau.
O local da atual Torre da Pólvora foi outrora um dos portões fortificados da Cidade Velha de Praga. Depois de Carlos IV ter fundado a Cidade Nova, as fortificações deixaram de ser necessárias e a Torre de Kutná Hora, que existia na altura, foi abandonada. Mas as ruínas tão próximas do Palácio dos Reis da Boémia, que se situava no local da atual Câmara Municipal entre 1383 e 1484, causavam uma má impressão. Por isso, em 1475, foi construída uma nova porta de entrada. Entre os seus arquitectos encontrava-se o famoso Matyáš Rejsek z Prostějova. No entanto, quando Vladislav IV da Boémia transferiu o palácio real para o Castelo de Praga, a motivação e os fundos necessários para concluir a porta de entrada esgotaram-se. A torre foi coberta por um telhado temporário e durante muito tempo serviu de armazém de pólvora, daí o seu nome atual de Torre da Pólvora. Em 1757, durante o cerco de Praga pelos prussianos, foi seriamente danificada e permaneceu em mau estado de conservação durante mais de um século.
A torre deve o seu aspeto atual a uma renovação neo-gótica realizada em 1886. O edifício foi inspirado na torre da Ponte Carlos, no lado da Cidade Velha, e manteve todo o seu carácter gótico original.
Pode ver a Torre da Pólvora e muitos outros pontos turísticos durante a Grande Volta a Praga.