Este grande palco de Praga está indissociavelmente ligado ao nome de Mozart, que veio aqui em pessoa para dirigir a sua ópera As Bodas de Fígaro e apresentar a estreia mundial de Don Giovanni. Oferece um cenário fabuloso para um rico programa de bailados e óperas, no qual a obra de Mozart tem, naturalmente, um lugar de destaque.
Encomendado pelo aristocrata esclarecido František Antonín Nostitz, o teatro foi construído no final do século XVIII, mesmo ao lado da Universidade Carlos, graças ao apoio pessoal do Imperador José II. A primeira pedra foi colocada em 1781 e o teatro foi inaugurado em 1783 com a tragédia Emilia Galotti de Lessing. Este belo edifício neoclássico, com a sua fachada adornada com colunas duplas e janelas em arco de círculo, foi concebido pelo arquiteto Antonín Haffenecker: é um dos poucos teatros europeus da época que se manteve praticamente inalterado desde a sua construção. Dedicado “À Pátria e às Musas” (Patriae Et Musis), é conhecido como o “Teatro dos Estados” desde que foi comprado pelos Estados checos em 1798.
O Conde Nostitz, checo de língua alemã, dedicou inicialmente o palco aos dramas alemães e às óperas italianas, que dominaram o repertório até 1920, quando o Teatro dos Estados se fundiu com o Teatro Nacional para formar uma única instituição. O convidado mais famoso do teatro é, naturalmente, Wolfgang Amadeus Mozart, que veio aqui pessoalmente para dirigir a sua ópera As Bodas de Fígaro e, depois, para apresentar a estreia mundial de Don Giovanni, que foi um enorme triunfo junto do público de Praga. Outros artistas de renome internacional actuaram aqui, desde Carl Maria von Weber ao virtuoso Nicolo Paganini, e maestros famosos como Rubinstein, Carl Goldmark e Gustav Mahler dirigiram concertos que ficaram na história. Os checos também se lembrarão de que a opereta Fidlovačka de Josef Kajetán Tyl, da qual deriva o hino nacional Kde Domův Muj? (“Onde está a minha pátria?”), foi aqui apresentada pela primeira vez.
Com a sua magnífica decoração neo-barroca e excelente acústica, o teatro oferece cerca de 600 lugares em diferentes categorias (orquestra, balcão e camarotes), para um rico programa de ballets e óperas. Neste local histórico e encantador, o fantasma de Mozart nunca está longe...