Pedir um táxi em Praga por muito tempo foi algo bastante difícil, principalmente para estrangeiros, por que os motoristas de táxi não hesitavam em cobrar por seus serviços preço exagerados. As vítimas desta prática desonesta eram principalmente os turistas que não sabiam falar tcheco. Nos últimos anos, entretanto, muita coisa mudou e por isso hoje é possível chamar um táxi em Praga sem medo de ser cobrado desonestamente.
A Prefeitura de Praga estabeleceu o seguinte regulamento para os serviços de táxi (última atualização: fevereiro 2024):
Como pedir um táxi em Praga:
É possível pedir pelo telefone, por meio da internet, através de uma aplicação móvel ou do jeito mais comum, acenando da calçada. Atenção, pedir um táxi da rua é altamente não recomendado, pois é arriscado.
Durante horários de pico os táxis estão mais ocupados e consequentemente menos disponíveis. Prepare-se para esperar pela chegada do veículo nesses horários um pouco a mais do que nos horários sem pico de trânsito.
Para que tenhas certeza de que não serás roubado, solicite um táxi de uma cooperativa certificada. Nós recomendamos a seguinte:
Para que tenhas noção dos preços do serviço de táxi em Praga, apresentamos alguns exemplos de corridas a seguir:
Atenção: Os preços podem mudar de acordo com a situação do trânsito. O taxímetro roda mesmo quando o motorista está parado no congestionamento.
Para que fujas de eventuais fraudadores e para que as corridas por Praga sejam tranquilas e sem estresse, reserve o transfer do aeroporto até a cidade diretamente em nossa página na internet: Transfers aeroporto → centro
A vantagem de nossos transferes é, acima de tudo, que o preço é fixo e nunca subirá, nem que a barreira da estrada caia e fiques prezo em um vilarejo por 1 semana (brincadeira nossa, não temas ☺ ). Caso viajes conosco do aeroporto até a cidade o motorista esperará no saguão de desembarque com uma cédula na mão com o nome do passageiro escrito. Passarás os primeiros minutos em Praga sem o estresse de encontrar um taxista disponível.
Devo deixar uma gorjeta para os motoristas de táxi em Praga?
Na República Tcheca deixar um dinheiro a mais para os serviços de restaurante, guias de turismo, barmans e taxistas é uma cortesia, jamais uma obrigação. Normalmente o preço é arredondado para a próxima centena. Por exemplo, se a conta der 280 coroas, é de bom tom pagar 300.
Por fim, mas não menos importante, temos alguns conselhos para evitares um taxista fraudulento:
Chamar um táxi na rua da calçada em Praga pode ser arriscado. Fuja desta opção.
Assim que adentrares o veículo, informe ao motorista o destino final e pergunte diretamente quanto custará a corrida. Caso a quantia pareça muito alta, saia do carro imediatamente e tranquilamente chame outro táxi. Caso solicites o táxi por telefone ou por internet, receberás na hora uma previsão aproximada do preço antes mesmo de enviar o pedido.
Preste atenção na velocidade com a qual os números se alteram no taxímetro. Caso pareça que os números sobem muito rapidamente, peça ao motorista que pare o veículo e desça imediatamente.
A tarifa de 28 CZK por quilômetro é a máxima permitida pela prefeitura. Pode acontecer, infelizmente, de alguns motoristas cobrarem mais. Assim sendo, peça sempre a nota fiscal ou comprovante de pagamento.
Todos os veículos de táxi devem estar equipados com a lanterna acima escrito TAXI. Em ambos os lados do veículo deve constar o número de registro, o nome da companhia/cooperativa e a tabela de preços, que devem ser correspondentes aos preços do taxímetro. Se o táxi não tiver uma destes três itens, é melhor esperar pelo próximo.