O princípio do Špejle é: quanto mais palitos de madeira sobrarem no seu prato mais alta é a sua conta. Cada špejle (palito, em tcheco) representa um risco adicional na conta, e cada risco custa 29 Coroas Tchecas (pouco mais de 1 EUR). Fora isso, apenas as bebidas são calculadas à parte.
O ambiente interno convida à vitrine que expõe as delícias frias. As fatias de baguetes são envolvidas com saladas de ovos caseiras ou com o presunto espanhol jamon serano tendo como vizinhos a quiche francesa ou a salada de patê de porco. A seguir, o balcão envidraçado que segue à direita movimenta-se dos salgados aos doces e, uns degraus mais a frente, pode escolher entre as ofertas de delícias quentes no palito: hambúrgueres, linguiças picantes de fabricação caseira ou mesmo algumas variações do prato tcheco “vepřo knedlo zelo” (carne de porco com bolinhos de pão e chucrute).
O Špejle tem uma variedade abrangente de vinhos, e para os cervejeiros tem uma torneira preparada com ofertas rotativas e outra que serve a sua própria cerveja não filtrada e não pasteurizada. O local não atrai somente pelo “vepřo knedlo zelo” mencionado acima, mas também pela carne de pato que é enrolada em panquecas de batata.