Praga é famosa pela sua beleza pitoresca, que vai muito além das suas fronteiras, atraindo turistas de todo o mundo a cada ano. Ao longo do tempo, a cidade adquiriu vários apelidos, como: "O Coração da Europa" – devido à sua localização geográfica (fica aproximadamente à mesma distância dos três grandes mares da Europa: o mar Báltico, o mar do Norte e o mar Adriático); "Praga das cem torres" – este apelido surgiu no século XIX para descrever a característica da cidade, com um grande número de torres de igrejas visíveis de longe. Embora Praga tenha hoje muito mais torres (o número exato não é conhecido, mas estima-se que seja cerca de 1000), este nome, que evoca a atmosfera romântica da cidade, ainda permanece. "Praga de pedra" – este nome surgiu no século X devido às construções em pedra da arquitetura românica.
Praga se orgulha de possuir vários monumentos inscritos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O centro histórico, com suas joias arquitetônicas na forma de casas históricas, pontes e ruas de paralelepípedos dominadas pelo Castelo de Praga, mantém seu charme único em todas as estações do ano. Os visitantes geralmente ficam agradavelmente surpreendidos pela vegetação, particularmente abundante para uma capital. Você pode ler mais no nosso artigo sobre Parques e Jardins.
A capital tcheca oferece uma infinidade de entretenimentos culturais – teatros, exposições, museus, ópera, música clássica e dança, até arte moderna, festivais que recebem artistas de renome mundial e arte voltada para as crianças.
Não é surpreendente que este local tenha encantado muitos artistas mundialmente famosos. Por exemplo, o compositor W. A. Mozart costumava frequentar regularmente a cidade, hospedando-se na casa de amigos na Bertramka em Smíchov. Em Praga, ele encontrou compreensão e admiração por parte do público local e apresentou aqui sua ópera Don Giovanni (seguida da famosa frase "meus praguenses me compreendem"). As obras de Franz Kafka, escritor de língua alemã, são inseparáveis da velha Praga. Seus contos acontecem principalmente na Cidade Velha, onde o autor passou a maior parte de sua vida, em Malá Strana (Pequeno Lado) e no Castelo de Praga. O escritor tcheco mais traduzido, Milan Kundera, também integrou Praga em vários de seus livros.
A Filarmónica Tcheca, residente no Rudolfinum em Praga, é um conjunto musical mundialmente reconhecido. A confirmação de seu status elevado no mundo da música foi o convite para se apresentar no Carnegie Hall no outono de 2024, onde teve a oportunidade única de realizar três concertos.
Nossos guias terão o prazer de compartilhar seus conhecimentos com você durante um de nossas visitas guiadas.
Quer tornar sua estadia em Praga ainda mais especial com uma experiência agradável? Descubra nossa oferta na aba Atividades.
Em qualquer caso, durante sua visita à Mãe das Cidades, não se esqueça de prestar atenção às armadilhas para os turistas, que são muitos na capital.
Superfície: 496 km²
Número de habitantes: cca 1.4 milhão (a República Tcheca tem aproximadamente 10,9 milhões de habitantes) (2024)
Capital da República Tcheca: Praga é a sede do Gabinete presidencial (no Castelo de Praga), do Senado (no palácio de Wallenstein), da Câmara dos Deputados (no complexo de alguns palácios em Malá Strana) e dos ministérios e das embaixadas.
Divisão administrativa: 22 distritos (Praga 1 – 22)
O Rio Moldava (Vltava em tcheco): O rio mais longo da República Tcheca tem sua nascente nas montanhas de Šumava, atravessa a Boêmia do Sul, passa por Praga e deságua no Elba em Mělník. A partir daí, o Elba atravessa a Alemanha e segue em direção ao mar do Norte. O comprimento do rio Vltava que atravessa Praga é de 31 km.