Praga é uma das metrópoles mais seguras de toda a Europa. Podes aproveitar sua estadia na capital tcheca tranquilamente e sem nenhum medo relacionado à sua segurança pessoa.
Mas como em outras grandes cidades turísticas do continente, Praga atrai batedores de carteiras e pequenos furtadores, principalmente na alta temporada turística (verão). Por isso seja cauteloso com carteira e documentos. Em atrações turísticas cheias, é de bom tom carregar a mochila na parte da frente e não deixar carteira nem telemóvel/celular no bolso.
Caso tenhas consigo dois documentos de identidade (Carteira de Identidade e Passaporte, por exemplo), deixe um deles na acomodação, não ande com os dois na rua. Lembrando que apenas cidadãos da União Europeia podem andar apenas com o documento de identidade, demais estrangeiros devem ter impreterivelmente consigo o passaporte original. Caso percas um documento, ter outro no hotel é inacreditavelmente útil para ir à embaixada anunciar a perda.
Leia nosso artigo sobre o que fazer se seus documentos pessoais forem perdidos ou roubados.
Números de telefone da polícia municipal: 156 e estadual: 158. As chamadas são gratuitas. Use outros números de emergência se necessário.
Caso alguém na rua venha a te oferecer de trocar dinheiro, nem deixe essa pessoa terminar a frase e saia andando! Essa pessoa provavelmente te dará uma moeda diferente e obviamente muito desvalorizada em frente à coroa, como por exemplo forint húngaro, que tem valor quase dez vezes inferior à moeda nacional tcheca (coroa tcheca), ou até mesmo antigos rublos bielorrussos. Para trocar dinheiro dirija-se exclusivamente uma casa de câmbio.