O Karlín era o um bar largado e feio onde moravam operários pobres. Esta periferia empoeirada não era muito vívida e, na verdade, não havia porque visitá-la. O ambiente infeliz foi derrotado pela enchente do século, que ocorreu em 2002. Apesar do Karlín ter sido um dos bairros mais devastados por ela, paradoxalmente foi esta calamidade que o ajudou a erguer-se e reviver sob um forma inesperada.
Hoje em dia, encontrará aqui muitos restaurantes, cafés, lojas, escritórios e a melhor casa de espetáculos da cidade: tudo isto de sobra. O Přístav 18600 (“Porto 18600”, antigamente um estacionamento de trens) é um dos lugares mais novos onde, contribuindo para a cidade, surgiu um biergarden, parquinho e espaços para teatro, vôlei de praia, workshops, palestras e festivais.
O Přístav 18600 muda frequentemente, aumenta e completa-se. Todos os anos organiza concursos arquitetônicos e adiciona algum móvel novo. Então, o Přístav não funciona apenas como um pub mesmo que seja conhecido como um excelente jardim. Em resumo, é um ponto de encontro duma cidade que está acordando. Caso esteja interessado por este estabelecimento cervejeiro de nome “MAJÁK” (FAROL), lembre-se que fica aberto de abril até o final de setembro e está instalado num contêiner de barco.
“O nome MAJÁK foi escolhido graças a Josef Sysel, o nosso maior apoiador da campanha no HitHit. Em vez de batizá-lo com o seu próprio nome, como foi oferecido a ele, decidiu abrir uma enquete para os visitantes do Přístav no facebook”, conta o dono. Não é uma bela história cheia de humanidade?