Descrição
Durante esta visita o guia familiarizará os visitantes com a história do país desde 1948 até o período pós Revolução de Veludo (1989) e com todas as intempéries do regime totalitário. Descobrirás mais sobre a política da intimidação e do terror, sobre o destino dos presos políticos, dos dissidentes, dos refugiados e daqueles que consideravam a possibilidade de emigrar.
O trajeto do passeio conduzirá o interessado aos lugares de memória dos infelizes eventos, pelos quais os turistas frequentemente passam, mas não reparam. Verás em qual lugar já esteve a maior estátua de Stalin na face da terra, qual era o sítio da Polícia Secreta (STB) ou onde, em 1969, se auto imolou o estudante Jan Palach como um protesto contra a invasão da Checoslováquia. Passearás também pela Praça Venceslau e o Passeio Nacional, lugares ligados com os grandes marcos da história checoslovaca do século XX, como os eventos do final da Primavera de Praga ou os seguintes protestos contra a invasão soviética ou as demonstrações públicas do ano de 1989 que conduziram o país para a pacífica Revolução de Veludo e para a queda do regime comunista.
Parte do passeio é composta também por uma visita a um bunker verdadeiro dos anos 1950, em cujos interiores o visitante sente plenamente o nível da paranoia da elite política daquela época. O bunker, que surgiu como uma defesa contra um eventual ataque nuclear dos „imperialistas“, tem quatro andares, tem a largura de 16 metros e era o maior bunker da metrópole com capacidade para 5 mil pessoas.
Bom saber
- Partida às 14h40
- O passeio acontece todos os dias exceto 24 e 25 de dezembro
- Recomenda-se utilizar um sapato confortável por conta da caminhada
- A visita não é acessível a cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé
- A visita não é adequada para pessoas com mobilidade reduzida, claustrofóbicos ou crianças em idade pré-escolar
Condições particulares para cancelamentos
Cancelamento realizado com pelo menos 24 horas de antecedência: sem taxa de cancelamento
Cancelamento realizado com menos de 24 horas: será cobrado o valor integral