O palácio de verão da Rainha Ana é uma elegante construção renascentista que se encontra no Jardim Real do Castelo de Praga e que, hoje é dia, é utilizada principalmente nos meses de verão para exposições sobre arte e o ofício artístico. Entre os tchecos, este palácio de verão é conhecido como “Belvedér”.
O palácio de verão da Rainha Ana é um dos primeiros monumentos inteiramente renascentistas da República Tcheca, sendo, de fato, a primeira construção deste tipo localizada ao norte dos Alpes. A concepção de um palácio de verão com uma galeria de arcadas ao redor do perímetro retangular da construção foi considerada como uma inovação em sua época até mesmo na Itália, o berço do Renascimento. Assim, o palácio de verão da Rainha Ana de Praga tornou-se uma inspiração incontornável para muitas construções posteriores.
Esta construção recebeu seu nome oficial em homenagem à rainha Anna Jagellonská, sendo construída para ela à pedido de seu marido, Fernando I de Habsburgo, no século XVI. No entanto, o palácio de verão funcionou, de fato e desde o princípio, apenas como espaço de representações da família dos Habsburgos. Durante o governo do imperador Rodolfo II, o palácio foi utilizado como observatório pelo famoso astrônomo Tycho de Brahe.
Hoje, as pessoas vão ao palácio de verão não apenas para visitar as exposições de arte mas também devido à famosa Fonte Cantante, que enfeita o pseudo-pátio desde 1558.