Palácio Clam-Gallas

O portal com quatro grandes estátuas de Hércules não passará despercebido durante uma caminhada pela rua Husova na Cidade Velha. São os guardas à entrada de um dos palácios em estilo barroco tardio mais bonitos de Praga, cuja a beleza é percebida imediatamente, já no hall de entrada. O autor da forma atual do Clam-Gallas foi o arquiteto austríaco Johann Bernhard Fischer von Erlach. A decoração, desde as esculturas, escadas e a fonte de Netuno são obra de Matthias Bernard Braun. A extraordinária decoração do palácio segue o espírito da mitologia antiga.

Diz-se que o Conde Gallas era um amante da vida noturna e mandou construir o palácio para a realização de bailes de gala, concertos e comemorações fabulosas. Em um destes eventos encontraram-se, alegadamente, Mozart e Casanova.

A renovação, que ficou concluída em 2022, incluiu principalmente a reparação da cave e a abertura do rés do chão com lojas, café, bilheteira, bengaleiro e casas de banho. Além disso, a implementação das tecnologias necessárias para o funcionamento do palácio. O principal objetivo da revitalização era tornar o palácio acessível ao público, preservando ao mesmo tempo o maior número possível de caraterísticas originais. O palácio tem agora uma nova fachada e parte dos pavimentos, tendo sido restauradas as pinturas interiores, as decorações murais, etc.

O atual itinerário turístico oferece a oportunidade de apreciar a estrutura do palácio, que foi preservada de forma única, com a sua notável decoração, ao mesmo tempo que se aprende sobre as modificações posteriores nos interiores para a vida confortável da família nobre.

 Onde
Cidade Velha

No nicho da fachada do palácio em direção à praça Marianské encontrarão a estátua de uma menina, obra de Václav Prachner, a qual os praguenses chamam de Pequena Tereza. Na verdade, é a alegoria do rio Moldava.

Vendula, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu