Aconselhamos sempre que tenha consigo um mapa da cidade de Praga. É sempre melhor saber para onde você está indo! Se você não tiver um quando chegar a Praga, poderá obter um mapa gratuito da cidade no posto de turismo:
É importante saber que em muitos mapas de cidades os nomes dos bairros, monumentos e ruas são indicados em checo.
Em cada esquina deverá haver uma placa com o nome da rua em que você está. Além do nome da rua, a placa traz também o nome do bairro e também o nome do distrito.
Os bairros e os distritos não se sobrepõem necessariamente: os bairros são unidades cadastrais históricas enquanto os distritos são unidades administrativas modernas.
Existem 57 bairros e 22 distritos em Praga.
Em Praga, algumas localidades têm um nome popular que não corresponde nem ao nome do bairro nem ao do distrito. Assim, “Letná” é um nome comum para a colina onde se encontra o Metrónomo de Praga, mas na realidade, este local está dividido entre o distrito de Bubeneč e Holešovice e faz parte inteiramente do 7º distrito de Praga.
Existem dois números nos edifícios de Praga. O número vermelho é o mais antigo e foi estabelecido durante o reinado de Maria Teresa da Áustria. Este é o número do registo predial. O número azul, introduzido posteriormente, é o número postal, que representa o dígito menor dos dois. Isto é o que você usará se estiver procurando um endereço específico. Você encontrará esses números pares azuis de um lado da rua e os números ímpares do outro lado.
Aqui está um exemplo de endereço em Praga: Hroznová 492/8, 118 00 Praha 1 – Malá Strana.
O primeiro número é vermelho, o segundo é azul. Segue-se o código postal, depois o distrito e por último o nome do bairro.
Em Praga, a orientação pode ser difícil na Cidade Velha, devido ao seu carácter medieval. As ruas são sinuosas e os becos estreitos. As coisas são muito mais simples em outros bairros, onde as ruas são muito mais regulares.