A Cafeteria Nacional (Národní kavárna) contribuiu para a gênese do Estado tcheco. Tendo sido inaugurada na avenida Nacional (Národní třída), em 1896, testemunhou por si só a criação da nossa república.
As cortinas cor de vinho no estilo chesterfield tão apreciado durante o período da primeira república, mesas de mármore, cadeiras thonet, lustres de cristal, retratos antigos de literatos, filósofos, políticos e outras personalidades conhecidas, cópias de impressões de jornais dos melhores tempos… Quase nada parece ter mudado. Só mesmo o círculo intelectual parece faltar. Por quê? Será que é por causa dos preços?
De café, o estabelecimento tem só a tradição já que durante a maior parte da sua existência é, antes de mais nada, um restaurante com uma oferta rica de pratos no seu cardápio. Ainda assim, a vasta oferta de de bebidas, sobremesas e doces caseiros aproxima-a do conceito de cafeteria. Se busca sentir o gosto da primeira república, experimente esse local. Ainda que passe longe – já que o tempo não volta – porque não viveu nesta época, a simples ideia de respirar ares de um momento histórico passado é gratificante.