Assim que chegar ao edifício do museu Técnico Nacional compreenderá que para uma visita detalhada não é suficiente apenas uma visita.
Entre no grande vestíbulo, compre o bilhete e siga diretamente à maior sala do museu, dedicada à história dos transportes. Pare por alguns instantes e desfrute da visão de inúmeras aeronaves expostas acima da sua cabeça e a magia dos veteranos estacionados abaixo de você. O andar inferior é dedicado aos automóveis. Aqui encontra-se o carro tcheco mais antigo, do ano de 1898 e o modelo de um carro a vapor de 1815, vê-se o carro no qual andou o primeiro presidente tchecoslovaco T. G. Masaryk e outros tantos automóveis históricos de corrida.
No andar térreo também estão instaladas belíssimas locomotivas a vapor e vagões com equipamentos originais. Nos corredores da galeria vê-se de motocicletas a bicicletas, incluindo velocípedes. Pendurados no teto estão as aeronaves de transporte aéreo, desde o balão a gás até uma aeronave de 1911 na qual Jan Kašpar realizou o primeiro vôo histórico de longa distância da aviação tcheca até a aeronave de Força aérea tcheca do ano de 1945.
Para descansar dessas grandes máquinas vá ao primeiro andar onde o espera uma exposição nostálgica de utensílios domésticos. “A vovó usava isto, lembro-me da minha infância. Isto tínhamos em casa.” Frases como essa escutará por todos os cantos da exposição e até mesmo da sua própria boca. O progresso dos utensílios domésticos - de cozinha, lavanderia, ferros de passar roupa, máquinas de costura e muitos outros - podem ser observados da época atual ao passado.
Em frente está a exposição de impressoras, onde, através das tecnologias de impressão, pode observar o caminho traçado pela impressão desde o período de Gutenberg e a descoberta da impressão de livros até a atualidade. Nessa exposição se sentirá como na área de uma impressora industrial real e pode também experimentar sozinho muitas técnicas. No segundo andar, a exposição Astronomia leva-o a um mundo cósmico repleto de estrelas e planetas graças aos inúmeros globus, relógios astronômicos e solares, binóculos, instrumentos de desenho e muitas outras invenções e dispositivos astronômicos.
Não deixe para trás nem o último andar do museu onde está instalado um estúdio de TV analógica, utilizado na República Tcheca entre os anos de 1997 e 2011. Acima de tudo, está localizada aqui uma exposição de arquitetura, construção e design. Vai se sentir num labirinto de estilos arquitetônicos desde o século XIX até a atualidade. Graças aos modelos, desenhos e fotografias, vídeos e objetos reais, passará pelo período da arquitetura historicista, art nouveau, modernismo, cubismo, funcionalismo e realismo socialista.
Se ainda tiver energia, vá ao andar subterrâneo do museu, onde está instalada uma abrangente exposição sobre metalurgia e mineração mostrando os seus funcionamentos desde os tempos antigos até as tecnologias modernas.