Metrônomo

O Metrônomo de Praga é um dos monumentos mais importantes da cidade e também uma obra de arte original. Está localizado na base de um antigo monumento a Stalin e oferece uma vista deslumbrante de Praga. Os residentes de Praga gostam de reunir-se sob “o Pêndulo” ou “na casa de Stalin”, como lhe chamam hoje. Já a esplanada pavimentada que se estende atrás do Métronome é o local preferido dos skatistas.

O Metrônomo, que domina o morro de Letná por 25 metros, data de 1991. Simboliza a inexorável fuga do tempo. O seu autor, o escultor checo Vratislav Karel Novák, chamou-lhe “Máquina do Tempo”. É movido por motor e pretendia ser instalado apenas temporariamente, mas acabou sendo integrado definitivamente ao Morro Letná.

Na década de 1950, os líderes do regime comunista decidiram bajular o brutal ditador soviético construindo um monumento à sua glória neste local. A escultura colossal, ironicamente apelidada pelo povo de Praga de “a fila do açougue”, foi finalmente concluída somente após a morte de Stalin. E, em vez de despertar admiração, criou desconforto, porque os anos de reinado de Stalin foram duramente criticados logo após a sua tomada de posse. Foi finalmente destruído em 1962, e tudo o que restou foi um enorme pedestal que permaneceu sem uso até a construção do metrônomo.

 Onde
Holešovice
Menu