Podes perceber que em Praga a maioria das pessoas frequentemente embarca no transporte público sem ter um bilhete na mão e sem marcar nenhum bilhete na máquina. Podes ter certeza que são habitantes locais que têm consigo um bilhete mensal ou anual, as vezes um cartão com chip chamado Lítačka (ligeirinho, em tradução livre), registrado no nome próprio do passageiro. Esse bilhete permite viajar ilimitadamente por todos os meios do transporte público dentro de um período de tempo para qual foi comprado.
Em algumas cidades europeias os turistas compram para uma estadia de uma semana ou mais, por exemplo, bilhetes de transporte pré-pagos, como aqueles que são usados pela população local. Porém, em Praga, não recomendamos essa opção, principalmente se fores ficar apenas uns poucos dias. Explicaremos por que:
Para turistas em visitas menores é possível comprar os bilhetes de meia hora, uma hora, um dia ou três dias, que são bem mais facilmente encontrados em pequenas lojas de tabaco e revistas ( Trafika ) ou nas máquinas amarelas de compra automática, algumas delas já inclusive aceitam cartão. Mais informações podem ser encontradas em nosso artigo sobre bilhetes do transporte público em Praga.