Muitos turistas se direcionam para o bairro praguense de Troja para visitar o Jardim Botânico ou o Zoológico. Não deixe se enganar, em Troja há muito mais que isso. Ao redor do Palácio intencionalmente colorido de Troja se estende um jardim palaciano elegante, que é local ideal para uma caminhada curta ou para um descanso agradável em um dos numerosos bancos.
O jardim foi composto no final do século XVII no estilo dos parques barrocos franceses, cujos traços característicos são a simetria e as formas geométricas. Os passeios retos, que convergem para o ponto central, a Fonte de Netuno (Neptunova fontána), que contornam os canteiros ornamentais e os cantos de árvores frutíferas e decorativas. A impressão do conjunto da obra com muito bom gosto completa os princípios decorativos, que são estátuas, fontes ou a coleção de vasos de terracota, presentes na circunferência do terraço superior. Um dos ápices da decoração é sem dúvidas a escada reta em u que garante acesso direto ao palácio e que é ornamentada com motivos de mitos da antiguidade. Definitivamente não passe reto pelo jardim circular com fissuras com um labirinto circular em seu centro, que é a atração favorita das crianças.
Originalmente pertencia aos jardins a vinícola de Santa Clara, nomeada pela Santa patrona da esposa do fundador do parque, Klára Bernardino de Maltzano. Hoje a vinícola com a capela é parte do Jardim Botânico da Capital Praga.
A entrada para o jardim do palácio é livre nas horas de abertura. Podes vir aqui mesmo se não planejas visitar o palácio por dentro, e podes estender a caminhada para o parque Stromovka que não é longe.