Na margem direita do rio Vltava, no tranquilo bairro de Troja, se encontram algumas atrações para amantes da natureza. Entre aquelas mais frequentadas por turistas se encontram sem sombra de dúvidas o Jardim Zoológico da Capital Praga. Caso, porém, procures um pouco mais de paz e caso adentrar na multidão seja algo inconveniente, recomendamos se direcione para o local ao lado: o Jardim Botânico de Praga.
O grande complexo do jardim botânico se estende em uma localidade naturalmente interessante das ladeiras de Troja e é dividido em três partes. A maior delas é uma exposição ao ar livre, que conta com mais de 10 mil tipos de flores e plantas e nela podes ver a flora de diversas regiões das florestas do norte, do Mediterrâneo, das pradarias e do clima semiárido. A parte mais atraente é o jardim japonês de meditação, no qual entre outros são frequentemente exibidos bonsais.
Os demais 5 mil tipos termófilos estão guardados em estufas. O maior deles é a Fata Morgana, com seus 175 metros quadrados de parte independente do jardim, e nela podes encontrar sobretudo plantas das regiões tropical e subtropical. Belas flores de orquídeas, bromélias ou antúrios, que ao longo de todo o ano são o destino preferido de muitos visitantes.
A última e inesquecível parte do jardim são as vinhas protegidas de Santa Clara, cuja história nos leva ao século XIII. A boa notícia para os amantes de vinho é que as parreiras se plantam ali até hoje. O vinho daqui podes provar diretamente na vinoteca que leva o mesmo nome, Vinoteca Santa Clara, e que se encontra diretamente na casinha do vinho.
Caso passes por ali durante a primavera ou verão, ou durante a colheita vinífera de outono ou nos meses de inverno, o Jardim Botânico sempre terá algo a oferecer.