Grand Café Orient

Todos aqueles que se interessam por curiosidades e excentricidades, devem se interessar também pelo Grand Café Orient. É que ela é a única cafeteria unicamente cubista.

Cubista é todo o bar, cubistas são os espelhos, cubistas são os lustres, as cadeiras, as cortinas, as maçanetas das portas… Cubismo por todos os lados. Com certeza não se cansará de observar os mais pequenos detalhes da retidão das linhas e harmonia das cores e formas vistas do conforto desse espaço aconchegante.

Deixar-se estar nessa cafeteria é uma ótima oportunidade de conhecer o cubismo tcheco do início do século XX que é tão específico por apresentar-se não só na pintura e na escultura como também na arquitetura, de onde se entranhou para o design de interiores e móveis ou de mesa. O cubismo, enquanto movimento artístico, tentou ser parte da vida cotidiana e propagar um novo e sofisticado estilo de vida. Representava um ideal para a vanguarda praguense, um ideal que se tornou realidade em 1912, quando a cafeteria cubista Grand Café Orient abriu as suas portas. Está localizada no primeiro andar da Casa da Virgem Negra, obra do arquiteto Josef Gočár que é considerada uma das construções mais famosas em estilo cubista. No entanto, durante a década de 20 do século XX, a casa foi considerada “fora de moda”, foi a seguir fechada e era para ter caído no esquecimento. Por sorte, isso não chegou a acontecer. A cafeteria foi reconstruída de acordo com documentações fotográficas de época e rapidamente tornou-se o lugar favorito para cafés-da-manhã profissionais, chocolates quentes em família ou encontros de amigos para um saboroso cappuccino.

 Onde
centro da cidade | Cidade Velha
 Tipo de estabelecimento
Restaurante | Nossos favoritos | Café & Chá
 Cozinha
Internacional
 Preço
$$
Wi-Fi grátis
Adaptado para pessoas com mobilidade reduzida
Terraço

Antes de subir ao primeiro andar, pare embaixo das escadas e olhe para cima. Descobrirá uma pérola arquitetônica escondida. Quando vista de baixo, perceberá que a escadaria copia a forma de uma lâmpada gigante.

Anaïs, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu