Talvez toda a gente conheça o nome Pablo Picasso e, pelo menos, saiba da existência do movimento artístico chamado Cubismo. As pinturas e esculturas deste movimento podem ser encontradas por toda a Europa e não só. No entanto, o fenómeno puramente checo é a arquitetura cubista - o seu lugar no contexto europeu é simplesmente único. E é a primeira casa cubista de sempre que acolhe a exposição sobre o cubismo checo.
A Casa da Mãe de Deus Negra foi construída em 1912, segundo o projeto do arquiteto Josef Gočár. O Museu de Artes Decorativas ocupa atualmente quatro andares do edifício. O segundo e terceiro andares albergam a exposição permanente Cubismo Checo, outro andar é dedicado a exposições temporárias e o último andar pertence a programas educacionais para o público e escolas.
A exposição permanente guia o visitante através do período único do cubismo checo, que decorreu entre 1911 e 1914. A coleção inclui pintura e escultura, bem como exemplos de arquitetura, design de interiores e arte aplicada que não têm paralelo na Europa. O cubismo em Praga foi principalmente associado à associação artística Grupa výtvarných umelců (Grupo de Artistas), cujos membros incluíam o pintor Emil Filla, o escultor Otto Gutfreund, o escritor e pintor Josef Čapek, os arquitectos Pavel Janák e Josef Gočár, e muitos outros. Em termos de design de interiores, a coleção oferece excelentes exemplos de mobiliário, cerâmica e objectos de metal. Uma série de projectos arquitectónicos, muitas vezes não realizados, podem ser vistos em esboços arquitectónicos; os projectos realizados são acompanhados por fotografias.
Na zona ativa da exposição, pode experimentar sentar-se em cadeiras cubistas. Graças ao mapa que receberá como oferta, poderá dar um passeio por outras obras de arquitetura cubista de Praga após a visita ao museu.