Descrição
A cidade fortificada de Terezín foi construída pelo Imperador Josef II no final do século XVIII para a proteção das fronteiras setentrionais do Império contra os inimigos da Prússia. A cidade, circundada por uma fortaleza clássica do modelo das fortificações de Vauban na cidade de Estrasburgo, naquele momento serviu como um sítio de guarnições militares. A área é composta por duas partes: a grande fortaleza, onde originalmente estavam situadas as guarnições militares e que na Segunda Guerra foi transformada em um gueto judaico, e a pequena fortaleza, que funcionava como uma prisão para presos políticos, utilizada ainda no tempo da Monarquia Austro-Húngara.
No ano de 1941 a Gestapo expulsou todos os moradores de Terezín e transformou a cidade em um campo de concentração para o qual eram deportadas as populações judaicas sobretudo das terras checas, mas no final da guerra encontravam-se em Terezín judeus também de outros países europeus. Ao todo foram enviados para Terezín aproximadamente 150 mil judeus. Um quarto deles em Terezín faleceu, e isso sobretudo por conta das condições muito árduas de vida; 88 mil deles finalmente terminou em Auschwitz e em outros campos de extermínio.
No final da guerra sobreviveram apenas 17 mil judeus, que passaram por Terezín. A visita pela pequena fortaleza e o Museu do gueto nos permite entender completamente quão hedionda foi a tragédia pela qual passaram os judeus na Segunda Guerra Mundial.
Bom saber
- Saída de Praga: 12h30.
- Pede-se chegar ao ponto de encontro no mínimo 20 minutos antes da saída.
- A excursão não inclui almoço nem intervalo/tempo livre.
Condições particulares para cancelamentos
Cancelamento realizado com pelo menos 24 horas de antecedência: sem taxa de cancelamento.
Cancelamento realizado com menos de 24 horas: será cobrado o valor integral.