A Estação Central, a maior de Praga, é ao mesmo tempo uma importante via de transporte público e um importante monumento. Na plataforma número 1, você pode ver um monumento a Sir Nicholas Winton, que, em 1939, salvou a vida de 669 crianças judias que seriam deportadas para um campo de concentração.
Construído na segunda metade do século XIX, o edifício neo-renascentista da estação localizou-se inicialmente na periferia da cidade. Hoje está localizado no centro da cidade, a poucas centenas de metros da Praça Venceslau. O edifício atual, com as suas duas elegantes estruturas em arco, nasceu durante as obras de renovação realizadas entre 1901 e 1909. É ao arquitecto Josef Fanta que devemos os motivos Art Nova que adornam o edifício e que hoje dão nome à parte antiga da estação. Foi recentemente remodelado e poderá admirar o resultado no Café Fanta.
Na década de 1970, outro edifício foi adicionado ao primeiro, e todo o complexo foi conectado ao metrô de Praga. Este novo edifício segue o estilo do “brutalismo” checo e ainda está no centro de uma polêmica animada alguns acham o salão muito frio, muito angular e muito cinzento, outros, pelo contrário, apreciam o design e a concepção técnica. O novo salão foi recentemente renovado e adaptado às necessidades de uma grande estação ferroviária do século XXI. Diversas boutiques, cafés e restaurantes fazem sua aparição.