Notre-Dame de Lorette é o local de peregrinação mariana mais importante da Boémia. O santuário foi construído em torno da Santa Casa, uma cópia fiel do modelo italiano. O santuário abriga uma riqueza de tesouros artísticos, incluindo a Igreja da Natividade, o tesouro de arte sacra e o famoso carrilhão, cujos sinos pontuam o dia no bairro do castelo.
O modelo da Santa Casa vem de Itália: a cidade de Loreto alberga a modesta casa original da Virgem de Nazaré, trazida da Terra Santa no século XIII para ser guardada. O santuário italiano - um foco de devoção mariana desde a Idade Média - foi copiado muitas vezes na Europa, incluindo em Notre-Dame-de-Lorette, em Praga. Esta foi construída entre 1626 e 1631 por encomenda da Baronesa Bénigne-Catherine de Lobkowitz e teve grande sucesso popular no período barroco. O santuário continua a ser gerido pela comunidade vizinha de monges capuchinhos.
Tal como no modelo italiano, a Santa Casa de Praga oferece um contraste impressionante entre um interior de tijolo muito modesto e um exterior luxuoso, com baixos-relevos em estuque representando cenas da vida da Virgem.
Um belo pátio com arcadas rodeia este local de culto, construído em meados do século XVII e ampliado em um andar no início do século XVIII pelos arquitectos Christoph e Kilian Ignaz Dientzenhofer: eles também foram responsáveis pela fachada principal e pela Igreja da Natividade, sumptuosamente decorada.
O santuário do Loreto alberga igualmente um rico tesouro de arte sacra, fruto de ofertas feitas à comunidade por numerosos doadores: ostras, cálices, crucifixos e coroas para as estátuas da Virgem brilham com esplendor.
Para além do seu tesouro, Notre-Dame de Lorette é célebre pelo seu carrilhão, cujas trinta badaladas pontuam as horas do dia com um antigo hino à Virgem.