Uma colina inclinada do lado esquerdo do rio Vltava, na qual se situa uma miniatura especial da Torre Eiffel? Trata-se do monte Petřín. E principalmente no dia primeiro de maio, na tradição checa um feriado nacional no qual se celebra o dia do amor, aqui é praticamente um lugar sagrado para os apaixonados. Os casais se direcionam para a estátua do poeta romântico Karel Hynek Mácha, e também pela quantidade de jardins e de cantos escondidos que oferecem uma boa oportunidade para beijos de verão com seu escolhido ou escolhida.
Petřín pode se gabar de uma imensa variedade de preciosidades naturais e artificiais. Uma das mais visíveis é a já mencionada Torrinha de Petřín, a miniatura da Torre Eiffel, carinhosamente apelidada pelos checos de Eifellovka. Em dias bastantes claros e ensolarados é possível avistar desta torre até a região de Krkonoše e a Sněžka, montanha mais alta da República Tcheca.
Ao avistar o monte Petřín de longe observarás entre as árvores uma construção vertical, a chamada Muralha da Fome, construída no tempo do mais célebre rei checo Carlos IV. Não tenhas medo, pois que a muralha não te engolirá em um momento de desatenção. O nome da muralha vem da lenda de que o senhor que a construiu empregou pessoas muito pobres para impedi-los de morrer de fome.
O cume do monte é o centro de uma trama de parques e jardins, que se associam entre si no espaço e que podem ser infinitamente observados. Nomeemos aqui alguns deles: Jardim dos Kinský, Jardim das rosas, Jardim Květnice, Jardim dos Lobkowicz, do Schönborn, dos Seminářský, do Strahovský, entre outros. Esses jardins abrigam uma série de esculturas, fontainhas e monumentos; aqui podes encontrar uma igreja, uma residência de verão, um labirinto de espelhos, um planetário e no mesmo perímetro o Monastério de Strahov.
Brevemente dito, Petřín é um lugar belíssimo para um descanso, para relaxar, para refrescar-se.
Caso queiras facilitar a subida até a parte mais alta, deixa-te levar de funicular desde a estação Újezd. Mais ou menos na metade do caminho é possível parar e comer algo no restaurante Nebozízek.