Durante a construção da Casa Municipal, arquitetos, escultores, pintores, criadores de mosaicos e outros artistas juntaram as suas forças e juntos criaram uma obra de arte maravilhosa que se tornou o símbolo do art nouveau no país. Em todas as salas, incluindo a famosa cafeteria, encontra cores vibrantes, materiais variados e incríveis variações de padrões florais. A Casa Municipal é um presente que o povo tcheco deu a si mesmo no início do século XX. O famoso edifício polivalente é o epítome e encarnação triunfante dos ideias nacionais, emergido dos princípios burgueses e democráticos e construído diante dos olhos dos alemães que residiam na rua Na Příkopě.
As pessoas se apaixonaram pelo edifício da Casa Municipal, tornou-se o orgulho nacional e era visitada até mesmo durante o regime comunista. Os seus anos de glória perdidos foram revigorados com uma reconstrução completa depois da Revolução de Veludo. Atualmente, a Casa Municipal é novamente a pérola do art nouveau, exatamente como o era nos seus primeiros anos.
Há que se admitir que, hoje em dia, a maioria dos frequentadores da cafeteria da Casa Municipal são turistas. Mas isso não diminui de forma alguma a beleza do seu interior. Ao fundo do grande salão com incontáveis luzes brilhantes em estilo art nouveau, vê-se uma fonte iluminada com uma ninfa em mármore carrara.