O mosteiro de Strahov (Strahovský klášter) em Hradčany oferece dois circuitos de visitas, entre os quais um é focado numa das bibliotecas barrocas mais bonitas da República Tcheca. A biblioteca é composta de duas salas que hoje se chamam Teológica e Filosófica.
A sala Teológica é obra do arquiteto Jan Dominik Orsih, entre os anos de 1671-1679. Os afrescos são inspirados em citações bíblicas e tratados filosóficos, a decoração é do pintor Siard Nosecký. Estão guardados aqui mais de 18 mil volumes cujos conteúdos deram nome à sala. Uma parede está completa apenas com várias edições da Bíblia ou excertos em diversos idiomas. Na sala Teológica estão também vários instrumentos de biblioteca e globos terrestres e astrológicos.
A sala Filosófica foi construída no século XVIII pelo arquiteto italiano Ignác Jan Palliardi. A monumental pintura no teto O desenvolvimento espiritual da humanidade é obra do pintor Franz Anton Maulbertsche. Nessa sala estão mais de 42 mil volumes, entre eles muitos livros raros, incluindo o presente da esposa de Napoleão Bonaparte, Maria Luísa.