O Antigo Palácio Real foi a sede histórica dos soberanos da Boémia desde o século XII, antes de o poder central ter sido transferido para as alas mais recentes do castelo. Trata-se de um conjunto excecional de salas históricas dominadas pelo majestoso Salão Vladislav, o maior salão secular da Europa medieval.
Um primeiro palácio de madeira, datado dos séculos IX e X, foi atestado no local do Castelo de Praga, ligeiramente deslocado da sua localização atual. As fundações de pedra do palácio românico datam do reinado de Soběslav I, de 1135. A Capela de Todos os Santos estava associada a ele a leste.
Dois períodos de construção decisivos moldaram em grande parte a aparência atual do palácio real: o trabalho iniciado por Carlos IV no século XIV e o de Vladislas Jagellon após 1483. Houve também uma reconstrução parcial após um incêndio no século XVI e remodelações no século XVIII durante o reinado de Maria Teresa.
Construído durante o reinado de Vladislas Jagellon, entre 1492 e 1502, a caraterística mais impressionante do Palácio Real é o Salão Vladislas, um majestoso salão cerimonial de dimensões excepcionais para a época (13 m de altura, 62 m de comprimento e 15 m de largura!). Obra do arquiteto da corte Benedikt Ried, combina elementos decorativos góticos extravagantes e do início do Renascimento. A sua abóbada é constituída por uma extraordinária rede de nervuras que formam motivos decorativos aéreos sob a forma de rosetas.
Aqui se realizavam os maiores acontecimentos festivos da vida da corte: bailes, assembleias, coroações, audiências reais, torneios... Os convidados a cavalo podiam mesmo aceder-lhe diretamente a partir da escadaria dos cavaleiros. Ainda hoje é utilizado como cenário de grandes cerimónias de Estado.
A partir da Sala Vladislas, pode aceder :
- ao terraço exterior que oferece uma vista magnífica sobre os jardins e o bairro de Malá Strana,
- à Ala Luís, que alberga as salas de reunião dos oficiais da Chancelaria da Boémia e a Câmara do Conselho Imperial
- a Sala da Dieta, construída em 1541 segundo o modelo da sala abobadada de Vladislav. Era aqui que a Dieta se reunia em torno do Imperador, e a disposição dos lugares é muito hierarquizada em função do grau dos eleitores,
- as salas de registo no andar superior, onde eram registadas as deliberações da Dieta. As paredes e a abóbada do átrio de entrada estão decoradas com numerosos brasões.
As zonas românicas e góticas mais antigas do castelo, por baixo da grande Sala Vladislav, estão também abertas ao público, onde se encontra uma exposição permanente sobre a história do Castelo de Praga.
Se quiser visitar o Castelo de Praga com um guia que fale inglês, pode reservar a nossa visita guiada ao Castelo de Praga com guia privado.